Até o começo deste século, não havia na capital nenhuma preocupação em planejar seu desenvolvimento. Em 1911 o arquiteto francês J. Bouvoir foi contratado pela prefeitura para ambicioso projeto: o planejamento e a construção da Avenida São João. Entusiasmado com progresso da cidade, ele contactou alguns capitalistas franceses interessados em empreendimentos imobiliários.
Logo no início da incorporação, a sociedade passou a ser dominada pelos ingleses. Ainda em 1911 foi fundada a City Of São Paulo Improvements And Freehold Land Company Limited. com a finalidade de realizar operações imobiliárias e de urbanização em São Paulo. A partir do ano seguinte, começaram a surgir os primeiros bairros residenciais previamente planejados, entre eles o Pacaembu.
A concepção utilizada nos loteamentos seguia uma tendência emergente na Europa e nos Estados Unidos, a dos bairros-jardim.
Foram empreendimentos que começaram a estruturar regiões planejadas e com qualidade de vida. A idéia era colocar as casas dentro de um jardim, com recuos laterais que impedissem aglomerações.
ILHAS DE TRANQUILIDADE
Ruas com traçados sinuosos e arborização, características dos primeiros loteamentos planejados da capital, torna o Pacaembu área de alta qualidade de vida.
Quem percorre as ruas e alamedas arborizadas do Pacaembu, tem a impressão que elas fogem completamente a qualquer planejamento urbano. Com traçados sinuosos e confusos, muitos motorista preferem enfrentar engarrafamentos nos principais corredores de trânsito a se perder em rotas alternativas pelo bairro, o que o mantém como verdadeira ilha de paz e tranqüilidade dentro de São Paulo.
A falta de tempo e paciência dos motoristas foi levada em consideração pelos arquitetos responsáveis pelos primeiros loteamentos residenciais previamente planejados da capital . O traçado evita que as ruas do bairro se tornem locais de passagem, circulando por ali praticamente quem mora na região.
Bairros como Pacaembu revolucionaram o conceito de urbanismo no início do século. Hoje esses Bairros arborizados representam cerca de 10% do total da área urbana da cidade, segundo dados da Secretaria Municipal do Planejamento.